terça-feira, 15 de abril de 2008

É possivel estar acima do peso e saudável?

Parece que estar acima do peso é sinônomo de diabetes, colesterol alto, pressão alta. Mas não é bem assim! A coisa é bem mais complicada do que parece.
Até pouco tempo atrás acreditava que bastava uma alimentação saudável para estar num peso e massa gorda aceitáveis: ledo engano! Há mais de 10 anos incluí alimentos politicamente corretos e nunca fiquei magra. Frutas, frutas, cereais integrais, adoçante, nofrituras, etc, etc. Porque isso?
Agora, véia, vou descobrindo coisas novas: produzimos gorduras sem consumir gorduras! O Carboidrato das frutas, dos cereais produzem gorduras em nós! Assim, mesmo com uma alimentação saudável, nós engordamos!!! As frutas, essas danadinhas tão cheias de fibras e vitaminas e tão imprescindíveis são umas safadas! Eu as comia ao meu bel prazer, pois as adoro! Granolas, consumia bastante e muito feliz: " estou fazendo uma alimentação saudável!" E é aí que mora o perigo! Cuidado , meninas!
Os programas dizem: "Quanto mais frutas, melhor!" Melhor para aqueles que Deus abençoou, aqueles seres irritantes que comem uma montanha e NUNCA engordam! Nós, que não recebemos essa benção, não devemos comer essas gostosas frutas à vontade. São tão calóricas quanto saudáveis. Ao abrirmos mão de um pudim ou brigadeiro, caímos de boca na manga, banana, abacaxi...É triste só uma rodela de abacaxi, tem de ser pelo menos meio...Uma fina fatia de mamão? Preciso ao menos meio papaia...Ou um bom cacho de uva ou bastante melancia. E o pioe é que depois desta Big Salada saudável, ainda não saciei a vontade de comer algo muito doce!
Claro, que de modo muito estranho, apesar de não estar magra, NUNCA tive problemas com glicemia, pressão alta, triglicerides, colesterol!!! Mas a barriga, a bunda, as coxas estão cheias de gorduras. Elas ficam ali e não caem na corrente sanguínia...Atribuo isso à qualidade de minha alimentação.
Por outro lado há pessoas magras que levam uma alimentação liberal, comem muito e de tudo sem culpa e NUNCA engordam! Mas, embora magras, não tem pique e muitas vezes são reprovadas no exame de sangue. Por causa da qualidade dos alimentos. Aliás, o pior é que nem desconfiam que possam estar com problemas pois estão sempre magras (pros gordos sempre pedem exames de sangue, é até mais seguro...).
O IDEAL, descobri agora, é continuar com uma alimentação saudável mas em pouca quantidade, para também estar com um peso decente.
Aqui é preciso casar bem a qualidade e quantidade!

Nenhum comentário: